Somos duas pessoas autistas com altas habilidades. Somos especializados em comunicação e inclusão. Nossa empresa trabalha com Comunicação, LITERATURA e promove a INCLUSÃO através de Palestras, Cursos, Whorkshops, Capacitações, Contação de histórias entre outras atividades educacionais. Somos escritores e profissionais da inclusão que vendem livros, produtos pedagógicos, palestras e capacitações sobre inclusão e autismo.
Sobre o nosso projeto principal que é a “DoroTEA, a peixinha autista”, uma personagem baseada em uma pessoa com o transtorno do espectro autista. Trabalhamos com a literatura infantil inclusiva e suas derivações em produtos pedagógicos. Vamos até as escolas para fazer leitura e Contação de histórias promovendo um conhecimento sobre autismo e inclusão de forma lúdica.
Público alvo são pessoas autistas, mães em geral, mães atípicas, educadores, professores, profissionais da saúde, jovens, pessoas com deficiência. Na grande maioria mulheres de 20 a 40 anos.
A Peixinha foi criada em setembro de 2021 após o recebimento do meu laudo, mas o diagnóstico veio em 2018.
O projeto foi criado por mim, antes de eu conhecer a Dani. quando lancei o primeiro livro ela começou a me ajudar na produção. Isso aproximou muito a gente e nos tornamos muito amigos. Como ela tem uma bagagem enorme sobre o assunto e ainda por cima foi diagnosticada com TEA também, aproveitei para chamá-la a escrever o segundo livro comigo. Sentamos em um café e escrevemos juntos pagina por pagina. Assim temos o livro 01 que se chama “DoroTEA – A Peixinha Autista” (2021) escrito e ilustrado por mim, Bruno Grossi Begê e o livro 02 “DoroTEA Enfrentando os seus Medos” (2022), esse escrito em parceria com a Daniele Muffato. O Terceiro livro é “ Dorotea, uma autista na escola” (2024).
Eu queria usar um nome que tivesse a ver com a causa, então fiquei buscando nomes que combinavam com a sigla TEA (Transtorno do Espectro Autista). Daí, o melhor nome que surgiu foi DoroTEA e eu amei.
Em 2021, logo depois de lançar o primeiro livro, fomos um dos 20 selecionados dentre 80 candidatos para o SACRI – Sebrae Aceleração Criativa e no fim de 4 meses de curso, a DoroTEA foi premiada por ficar em primeiro lugar como projeto mais promissor.
Em 2023 fomos escolhidos como o melhor projeto literário do ano pela MOAB – Movimento Orgulho Autista.
Em 2024 fomos contemplados pelo Banco Sicoob com verba para darmos 1 mil livros para os alunos de escola pública da região das Vertentes, além de dar capacitação para pais e educadores.
Hoje vamos às escolas, damos palestras e promovemos trocas de experiências em diversos lugares, tanto para profissionais da educação, saúde e empresas corporativas. Temos diversos temas de palestras como “Autismo – Conceitos e Comportamentos”, “Autismo e o Mercado de Trabalho”, “Bullying” entre outros.
Quem é a DoroTEA?
DoroTEA é uma peixinha autista, ajuda e ensina tod@s a entenderem cada vez mais sobre o mundo neurodivergente. Tem amigos bem legais e quer apresentá-los à sociedade para que juntos possam construir um mundo mais inclusivo e acessível às pessoas.
DoroTEA chega com delicadeza e muita verdade sobre o que passa em seus dias. Com isso, as pessoas conseguem entender de forma lúdica que o diferente é normal e que é possível conviver com autistas e que todos podem estar em harmonia.
DoroTEA é autista e embarca na aventura que pode se comparar a uma batalha. Ela enfrentará todos os seus medos ao subir para as ondas do mar, lugar que ela mais teme. Tudo isso para ajudar os seus amigos.
O que ela não imagina é que esses amigos são o seu suporte e ela que será ajudada. Muitos caminhos, muitos obstáculos e muito amor acontecerá nessa nova aventura.
O livro é para todos.
Mesmo para quem não sabe ler ainda.
As escolas que vamos mostram muito isso, há envolvimento de crianças de 3 até adolescentes de 17 além de todos os educadores e é muito bom para pais também.
Hoje a gente vê uma aproximação dos autistas adultos também e isso é maravilhoso pois tem muita semelhança com o que passamos no dia a dia.
Mergulhe também na emocionante história de “DOROTEA, UMA AUTISTA NA ESCOLA”, um conto vibrante de coragem, inclusão e amizade no fundo do mar azul.
Acompanhe DoroTEA, a peixinha autista, e seus amigos únicos enquanto enfrentam juntos os desafios da diversidade na escola. Descubra como o poder da amizade e a celebração das diferenças transformam uma comunidade escolar inteira, mostrando que todos têm algo especial a oferecer.
“DOROTEA, UMA AUTISTA NA ESCOLA” é uma inspiração para leitores de todas as idades, provando que a verdadeira magia acontece quando abraçamos quem realmente somos.
As Histórias de DoroTEA
O Propósito de DoroTEA
O objetivo principal das histórias de DoroTEA é explicar, de maneira lúdica e leve, o comportamento e as dificuldades enfrentadas por pessoas autistas. Através de suas aventuras, DoroTEA nos mostra que ser diferente é normal e que todos podem conviver em harmonia.
A ideia de criar um livro infantil sobre uma personagem autista é explicar de uma forma lúdica e leve o nosso comportamento e as nossas dificuldades, para que de alguma forma a sociedade possa nos entender melhor.
No primeiro livro, a DoroTEA, que é uma pessoa autista, mostra toda a dificuldade dela em relação a conhecer pessoas novas, fazer amigos entre outras características, mas mostra também toda sua parte boa e como ela pode ser uma ótima amiga e que podem contar com ela para o que der e vier.
Assim, como no primeiro livro, eu percebi a importância de se ter amigos em nossa vida para enfrentar nossos medos e nossos desafios. Com isso, chamei a Dani para escrever o segundo livro comigo e foi algo mágico, pois ela se descobriu autista e a vivência dela é muito diferente da minha e a gente acabou descobrindo que um é suporte do outro.
Daí o nome do livro, Enfrentando os seus Medos, é a representação de que somos colocados a prova a todo momento, mas que junto com os amigos a gente consegue enfrentar e mostrar todas as nossas habilidades e tudo que temos de melhor.
Público-Alvo
As histórias de DoroTEA são direcionadas a um público diverso, incluindo pessoas autistas, mães atípicas, educadores, professores, profissionais da saúde, jovens e pessoas com deficiência. Majoritariamente, nosso público é composto por mulheres de 20 a 40 anos, que buscam aprender e promover a inclusão.
Impacto e Educação
Levamos DoroTEA até as escolas para fazer leituras e contações de histórias, promovendo o conhecimento sobre o autismo e a inclusão de uma forma divertida e educativa. A peixinha e seus amigos ajudam a desmistificar o autismo e mostrar a todos que a diversidade é algo a ser celebrado.
Junte-se a DoroTEA
Quer saber mais sobre DoroTEA e suas aventuras? Continue acompanhando nosso blog para novas histórias, dicas e informações sobre autismo e inclusão. Vamos juntos construir um mundo mais inclusivo e acessível para todos!
“O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento, com prejuízos na comunicação, na interação social e no comportamento.” Daniele Muffato
DoroTEA – A Peixinha Autista
(32) 99862.7496 (Bruno)
peixinhadorotea@gmail.com
Instagram – https://www.instagram.com/peixinhadorotea
Facebook – https://www.facebook.com/peixinhadorotea
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCMPhRfPy-ZuAeka2VKs2P2A
Twitter – https://twitter.com/peixinhadorotea
TikTok – https://www.tiktok.com/@peixinhadorotea